Vacina contra a Poliomielite passa a ser aplicada somente em dose injetável
- 30 Abril 2025Polícia
Após denúncias, homem é preso vendendo drogas na Itoupava norte
- 30 Abril 2025Geral
Safra da tainha começa nesta quinta com eventos culturais; veja a programação em Florianópolis
- 27 Abril 2025Polícia
Ação conjunta da PRF e PMSC apreende R$ 1,5 milhão em drogas e veículo no Oeste de SC
- 26 Abril 2025Geral
Homem ateia fogo na própria casa com a mulher e três filhos dentro, em Blumenau
- 26 Abril 2025Geral
Prefeitura decreta luto oficial após acidente na Serra que matou três jovens

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a partir desta semana a vacina oral poliomielite (VOP), mais conhecida como gotinha, passa a ser substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), aplicada de forma injetável. Na Secretaria de Saúde de Indaial, as doses VOP já foram recolhidas. Novas vacinas começam a ser efetuadas com a dose VIP, a qual está disponível em todas as Unidades.
O novo esquema vacinal da VIP será de três doses: aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, mais um reforço aos 15 meses.
Os bebês que já iniciaram seu esquema vacinal e chegarem aos 15 meses de idade irão receber a dose injetável. Caso tenham completado 15 meses e recebido anteriormente a gotinha deverão fazer um reforço com a dose injetável. Se a criança menor de cinco anos de idade tiver em sua caderneta a aplicação de três doses e mais dois reforços da VOP (gotinha) o esquema está completo; caso contrário precisa fazer um reforço com a dose VIP (injetável).
Em caso de dúvidas, os pais/responsáveis podem levar as cadernetas nas Unidades de Saúde para que elas sejam avaliadas pelos profissionais.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, doença considerada grave, que se caracteriza pelo quadro de paralisia flácida e é causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
As principais sequelas da doença são: problemas e dores nas articulações, crescimento diferente das pernas, osteoporose, paralisia de uma das pernas, paralisia dos músculos da fala e da deglutição, dificuldade de falar e atrofia muscular.