Procon SC alerta sobre bebida "sabor café" que pode enganar consumidores
- 30 Abril 2025Polícia
Após denúncias, homem é preso vendendo drogas na Itoupava norte
- 30 Abril 2025Geral
Safra da tainha começa nesta quinta com eventos culturais; veja a programação em Florianópolis
- 27 Abril 2025Polícia
Ação conjunta da PRF e PMSC apreende R$ 1,5 milhão em drogas e veículo no Oeste de SC
- 26 Abril 2025Geral
Homem ateia fogo na própria casa com a mulher e três filhos dentro, em Blumenau
- 26 Abril 2025Geral
Prefeitura decreta luto oficial após acidente na Serra que matou três jovens

Produto com sabor de café não é a verdadeira iguaria brasileira, e tem gerado confusão no momento da compra.
O aumento no preço do café tem levado consumidores e fornecedores a buscar alternativas, mas o Procon SC (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Catarina) fez um alerta sobre um novo tipo de bebida que se assemelha ao café, mas não é. Imagens de produtos de duas marcas têm circulado nas redes sociais, confundindo alguns consumidores. Embora as embalagens indiquem "bebida sabor café", o posicionamento dessas bebidas ao lado dos cafés nas prateleiras dos supermercados e a imagem de uma xícara de café podem levar os consumidores a erro.
O que caracteriza o café verdadeiro?
De acordo com o Artigo 43 da Portaria 570 do Ministério da Agricultura, apenas produtos 100% feitos com o grão de café podem ser chamados de "café". "É vedado o uso da designação 'café' para produtos ou compostos embalados que contenham outros ingredientes vegetais ou que não sejam compostos apenas por grãos de café", diz a portaria.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) notificou nesta semana a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Agricultura sobre o que está sendo chamado de "café falso". Embora o Procon SC ainda não tenha recebido queixas sobre a bebida, ele recomenda que os consumidores fiquem atentos ao adquirir o produto. Caso receba denúncias ou identifique a venda da bebida "sabor café" no estado, o Procon SC poderá abrir um procedimento administrativo para investigar a conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, especialmente se houver indícios de propaganda enganosa.
Como acionar o Procon SC
Para tirar dúvidas ou registrar reclamações, o Procon SC pode ser acionado pelo telefone 151, uma linha gratuita destinada ao atendimento ao consumidor.