Oficina gratuita de fotograma recebe inscrições
Fotógrafo Ivan Schulze ensina a técnica no dia 17 de agosto para uma turma de 15 alunos
- 30 Abril 2025Polícia
Após denúncias, homem é preso vendendo drogas na Itoupava norte
- 30 Abril 2025Geral
Safra da tainha começa nesta quinta com eventos culturais; veja a programação em Florianópolis
- 27 Abril 2025Polícia
Ação conjunta da PRF e PMSC apreende R$ 1,5 milhão em drogas e veículo no Oeste de SC
- 26 Abril 2025Geral
Homem ateia fogo na própria casa com a mulher e três filhos dentro, em Blumenau
- 26 Abril 2025Geral
Prefeitura decreta luto oficial após acidente na Serra que matou três jovens

Estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina de fotograma do fotógrafo Ivan Schulze, que acontecerá no dia 17 de agosto, às 14h, no Campus I da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A oficina se destina aos interessados em imergir em processos fotográficos analógicos alternativos para contextos contemporâneos. São 15 vagas disponíveis para pessoas com idade mínima de 16 anos residentes em Blumenau. Não é necessária experiência fotográfica, e os materiais serão fornecidos pelo ministrante. As inscrições encerram em 12 de agosto, e devem ser feitas pelo formulário no link: https://forms.gle/Nr7jMrucFHiKzwRH6.
O fotograma se confunde com o início da fotografia. Os primeiros desenhos fotogênicos feitos por William Henry Fox Talbot (escritor e cientista inglês, pioneiro da fotografia) nada mais eram do que fotogramas de objetos e plantas colocados sobre uma folha de papel sensibilizada com cloreto de sódio e nitrato de prata.
Para que o fotograma aconteça, formas e objetos se sobrepõem com simetrias, deslocação ou rotação dos elementos expostos à luz controlada pelo próprio fotógrafo. As mãos de László Moholy-Nagy, os rayograms de Man Ray, e as fotoformas do brasileiro Geraldo de Barros são alguma das referências iconográficas de trabalhos de fotógrafos utilizando a técnica de fotograma.
Ivan Schulze nasceu em 1983 e também é artista visual. Iniciou-se na fotografia há 20 anos. Ao longo de sua carreira, acumulou projetos selecionados, exposições coletivas e individuais. Entre suas principais exposições, destacam- se a participação na Art Fair Europe, em Hannover, na Alemanha, com a série fotográfica Espaço Sonho; a participação na exposição coletiva da Galeria Ibeu em Copacabana, no Rio de Janeiro, com a série fotográfica Passageiro e Motorista, assim como o lançamento do fotolivro homônimo na Art Fair Oslo, na Noruega, e na exposição coletiva Inverso Incontido, na Galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro.
Em 2008, teve suas fotografias expostas na 25ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Preto e Branco. Em 2022, foi selecionado no Salão Angelim da Furb para individual da série fotográfica Habitat. Atualmente, produz uma nova série fotográfica, intitulada Coisificação, com exposição individual prevista para o segundo semestre de 2024, projeto contemplado no 5ª Edição do Prêmio Herbert Holetz.