Notícias

Mais de 25 toninhas são encontradas mortas no Litoral Norte de SC

Ao todo, foram 26 toninhas encontradas mortas em apenas dois meses no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o  PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), muitas carcaças continham marcas de emalhe em rede de pesca, sugerindo morte por afogamento. A maior parte dos animais, que é uma espécie de golfinho, foi encontrada em São Francisco do Sul.

Em comparação com o mesmo período dos últimos cinco anos, os números preocupam os especialistas ambientais. Entre julho e agosto de 2020, 18 toninhas foram encontradas sem vida; em 2021, foram 25; em 2022, 17 toninhas mortas; em 2023, foram 16 toninhas encontradas sem vida no período. Já nos mesmos meses de 2024, foram avistados 26 animais mortos. As carcaças foram encontradas em três cidades do Litoral Norte: Itapoá, São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul. Somente em São Francisco, foram 10 toninhas mortas entre 1º de julho e 31 de agosto.

Segundo o PMP-BS, a toninha é o golfinho mais ameaçado de todo Atlântico Sul Ocidental, conforme a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. As carcaças encontradas com redes de pesca certificam pesquisas que apontam a captura acidental (“ByCatch”) como a principal ameaça às toninhas.