Foragido por estupro é preso em Blumenau em grande operação contra crimes sexuais em SC, PR e RS
- 30 Abril 2025Polícia
Após denúncias, homem é preso vendendo drogas na Itoupava norte
- 30 Abril 2025Geral
Safra da tainha começa nesta quinta com eventos culturais; veja a programação em Florianópolis
- 27 Abril 2025Polícia
Ação conjunta da PRF e PMSC apreende R$ 1,5 milhão em drogas e veículo no Oeste de SC
- 26 Abril 2025Geral
Homem ateia fogo na própria casa com a mulher e três filhos dentro, em Blumenau
- 26 Abril 2025Geral
Prefeitura decreta luto oficial após acidente na Serra que matou três jovens
Uma operação da Polícia Civil contra foragidos por estupro resultou em 20 prisões, a grande maioria em Santa Catarina. A ação, que leva o nome Lastro do Silêncio, foi realizada na sexta-feira, 25. Uma das prisões aconteceu em Blumenau. Informações sobre o foragido não foram divulgadas.
Com exceção de três cumprimentos de mandados de prisão preventiva, ocorridos em Florianópolis, São José e Brusque, as demais ordens judiciais eram originárias de sentenças condenatórias.
Foram cumpridos mandados também em Palhoça (2), Joinville (2), Itapoá (2), Penha (2), Araranguá (2), Blumenau, Correia Pinto, Videira, Vargeão e Forquilinha. No Paraná, um mandado de prisão foi cumprido em Campo Mourão, e no Rio Grande do Sul, um em Tramandaí.
Avaliações
O delegado Allan Antunes Marinho Leandro, da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), relata que os trabalhos de apuração das informações sobre os investigados duraram quatro meses. Ele avalia com importância a operação para tirar das ruas criminosos envolvidos em crimes sexuais.
“A operação destaca a importância das vítimas não ficarem em silêncio com relação aos crimes sexuais e da confiança da população na Polícia Civil. A prisão desses indivíduos simboliza um passo significativo na luta contra a violência sexual em Santa Catarina”, afirma.
Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, elogia o trabalho realizado na operação e considera que a ação vai além dos números. A operação aconteceu no Dia Nacional de Combate ao Estupro.
“O Dia Nacional de Combate ao Estupro, instituído para conscientizar a sociedade sobre a gravidade e os impactos dos crimes sexuais, ganhou ainda mais relevância com a operação ‘Lastro do Silêncio’”, diz