Dupla é presa após usar chapéu com símbolo nazista em festa tradicional de SC
- 30 Abril 2025Polícia
Após denúncias, homem é preso vendendo drogas na Itoupava norte
- 30 Abril 2025Geral
Safra da tainha começa nesta quinta com eventos culturais; veja a programação em Florianópolis
- 27 Abril 2025Polícia
Ação conjunta da PRF e PMSC apreende R$ 1,5 milhão em drogas e veículo no Oeste de SC
- 26 Abril 2025Geral
Homem ateia fogo na própria casa com a mulher e três filhos dentro, em Blumenau
- 26 Abril 2025Geral
Prefeitura decreta luto oficial após acidente na Serra que matou três jovens

Dois homens foram presos por estarem usando símbolo nazista na 34ª Schützenfest, festa dos atiradores que acontece em Jaraguá do Sul, do Norte catarinense. Segundo a Polícia Civil, cada um dos homens tinha fixado em seus chapéus um broche contendo uma suástica, emblema do nazismo. A ocorrência foi registrada no último sábado (9).
Símbolo nazista indignou frequentadores, relata delegado
“Frequentadores indignados acionaram todas as forças de segurança e, nesse momento, nossa equipe identificou e conduziu para cá [Central de Flagrantes] esses frequentadores que estavam usando um chapéu típico da festa, mas com um símbolo de suástica nazista nessa vestimenta”, informou o delegado Leandro Lopes, responsável titular pela 2ª Delegacia de Polícia de Jaraguá do Sul.
Em depoimento na delegacia, os homens, acompanhados de advogados, negaram que tinham qualquer intenção de divulgar a causa nazista. Segundo o delegado, um deles relatou ainda que desconhecia o símbolo nazista. Os dois homens foram mantidos presos em flagrante, com base no parágrafo 1° do Art. 20 da Lei n° 7.716/89, a Lei do Crime Racial.
O que diz a lei?
O artigo classifica como crime: “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena prevista é de reclusão de um a três anos, além de multa.
“Ficou bem claro que é uma festa familiar em que os próprios frequentadores se sentiram desconfortáveis com a situação”, destacou o delegado.
“Não representa a história da Schützenfest”, diz organização em nota de repúdio
Em nota, o Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da 34ª Schützenfest repudiaram o ato que ocorreu no Parque Municipal de Eventos.
“Reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades. Parabenizamos as Policias Militar e Civil pela rápida ação. Frisamos que este fato isolado, em nada, representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita, de ambiente agradável e que busca manter viva a cultura e as tradições germânicas”, diz um trecho da nota.
O município e a organização também afirmaram que todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito será coibido e levado às autoridades competentes. “Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia”, conclui a nota.
Ndmais